Conheça o Interage – Base de Interações Medicamentosas

CONHEÇA O INTERAGE

 

Caso você tenha lido nossos últimos posts: Interação Medicamentosa na população brasileira e Farmacêutico no cuidado com as interações medicamentosas, já está bem contextualizado com essa problemática que coloca em risco a saúde pública de nosso país.

 

A seguir, apresentaremos nossa motivação para o desenvolvimento do Interage, bem como alguns dos diferenciais dessa solução que tem o propósito de apoiar profissionais da saúde no cuidado com a segurança do paciente.

 

MOTIVAÇÃO

 

Estudos apontam que erros associados à medicação geram um custo de 42 bilhões de dólares por ano. Nesse cenário, problemas decorrentes de interações medicamentosas associam-se de 0,6% a 4,8% das internações hospitalares.  Além disso, a OMS busca reduzir em 50% os problemas causados por erros no consumo de medicamentos até 2022.

 

Ademais, sabemos que há um aumento não linear na probabilidade de interações medicamentosas por quantidade de medicamentos consumidos. Essa relação evidencia que ao se consumir dois medicamentos há uma probabilidade de 15% de ocorrer interação. Caso a quantidade aumente para seis medicamentos, a probabilidade será de 85%, chegando a 100% com o consumo de oito ou mais medicamentos.

 

Logo, devido ao elevado número de medicamentos existentes e a infinidade de potenciais interações medicamentosas que possam ocorrer, torna-se inviável, para o profissional da saúde, memorizar todas as interações medicamentosas.

 

Portanto, nós da IntMed acreditamos que através da tecnologia podemos prover soluções de suporte para os profissionais da saúde, visando uma maior eficácia no cuidado das pessoas. Por isso, nosso time de colaboradores e parceiros tem se dedicado desde 2016 no desenvolvimento, manutenção e atualização da maior base de interações medicamentosas do Brasil, o Interage.

 

HISTÓRICO

 

O Interage é fruto de pesquisa realizada na Inglaterra aplicada ao contexto do National Health Service ou NHS, como é mais conhecido o maior e mais antigo sistema público de saúde do mundo.

 

Por esse motivo, o Interage possui uma base de dados com comprovação científica baseada na literatura inglesa. Em razão disso, precisou ser adaptado ao contexto brasileiro sendo aprimorado com nomes comerciais da Anvisa.

 

Em seguida, acompanhou-se validações com diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e farmacêuticos, sendo o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) responsável por desempenhar um papel importante no apoio e melhorias necessárias.

 

Além disso, sua base está em constante atualização, sendo adicionados novos princípios ativos, medicamentos, drogas terapêuticas, bebidas, comidas e interações medicamentosas. Atualmente, a base possui mais de 1900 drogas cadastradas e mais de 78 000 interações medicamentosas.

 

O resultado é uma base de dados eficiente e flexível onde é possível a realização de consultas de modo fácil e rápido, atualizações constantes solicitadas pelo usuário e capacidade para um enorme processamento de informação.

 

SOLUÇÃO

 

O Interage foi desenvolvido em duas versões: WEB e API. Dessa forma, o mesmo pode ser acessado por qualquer dispositivo que possua conexão com a internet ou pode ser integrado à sistemas de modo rápido e fácil.

 

Web

 

Na versão web o usuário pode acessar via computador ou smartphone. Portanto, foi desenvolvida uma interface agradável e uma experiência que facilite o uso durante o  trabalho do profissional.

 

Na tela inicial, o usuário pode pesquisar os princípios ativos ou os nomes comerciais dos medicamentos. Com isso, caso o medicamento possua mais de um princípio ativo o sistema informa todos os princípios que o compõe e realiza automaticamente a checagem de interação medicamentosa entre todos os itens pesquisados.

 

Dessa forma, o profissional tem uma maior agilidade no acesso à informação, uma vez que pode adicionar todos os medicamentos consumidos pelo seu paciente, gerando maior segurança no uso concomitante de medicamentos. Além disso, conta com o auxílio de um preenchimento automático, reduzindo o risco de confundir ou digitar um medicamento incorreto.

 

Assim, após o Interage identificar uma interação medicamentosa, fornece ao usuário informações sobre a gravidade, evidência, ação indicada a ser tomada e um texto relativo ao manejo clínico, conforme apresentado a seguir.

 

Interações Medicamentosas Online

Consulta de Interação Medicamentosa Online

 

API

O Interage pode ainda ter a sua solução integrada a base de dados e sistemas, como base de medicamentos de hospitais, prontuários eletrônicos, prescrições eletrônicas, receituários eletrônicos, aplicativos de cuidados do paciente e outros que necessitem de uma base de medicamentos e interações medicamentosas ampla e atualizada.

Assim,  você poderá acessar a maior base de interações medicamentosas dentro do próprio sistema que já utiliza no seu ambiente de trabalho sem a necessidade de novas telas ou uso de diferentes aparelhos.

A base pode ser customizada ainda para exibir apenas as informações necessárias ou no formato que for mais interessante para a sua aplicação, conforme apresentado na prescrição a seguir.

 

Interage versão integração - API

Base de Interações Medicamentosas integradas a sistemas

 

BENEFÍCIOS

O Interage tem gerado inúmeros benefícios para profissionais, instituições de saúde e, principalmente, aos pacientes que são atendidos por quem utiliza a sua base de interações medicamentosas. Alguns dos benefícios são apresentados a seguir.

  • Maior segurança durante a prescrição de medicamento
  • Maior segurança na revisão de prescrições e dispensação de medicamentos
  • Acesso às informações atualizadas
  • Maior agilidade no atendimento
  • Redução de custos
  • Atender aos níveis de excelência das certificações
  • Qualidade e Segurança do paciente
  • Redução de riscos aos profissionais e hospitais durante auditorias e processos judiciais

Últimos Posts

Conheça o Interage – Base de Interações Medicamentosas

CONHEÇA O INTERAGE   Caso você tenha lido nossos últimos posts: Interação Medicamentosa na população brasileira e Farmacêutico no cuidado com as interações medicamentosas, já está bem contextualizado com essa problemática que coloca em risco a saúde pública de nosso país.   A seguir, apresentaremos nossa motivação para o desenvolvimento do Interage, bem como alguns […]

Farmacêutico no cuidado com as interações medicamentosas

Introdução   Em nosso post interação medicamentosa na população brasileira apresentamos o estudo em parceria com a Cuco Health sobre o cenário de riscos à saúde dos pacientes que consomem dois ou mais medicamentos. No post de hoje, falaremos em como os farmacêuticos podem atuar para um maior cuidado no uso de medicamentos, procurando-se evitar […]

Interação Medicamentosa na população brasileira

De acordo com a Anvisa, uma interação medicamentosa é uma resposta farmacológica ou clínica à administração de uma combinação de medicamentos, diferente dos efeitos de dois princípios ativos dados individualmente. Essa interação pode acarretar efeitos adversos, ou os efeitos terapêuticos dos fármacos associados podem ser alterados, com consequências graves para a saúde do paciente desde […]

Entre em contato

Fortaleza - Ceará

Telefone: (85) 99639-8268

Email: contato@intmed.com.br

Redes Sociais